A partir desta sexta-feira, famílias de baixa renda passam a contar com um alívio no orçamento mensal. Entra em vigor o novo desconto social na conta de luz, uma medida que promete reduzir o valor da fatura de energia elétrica para milhões de brasileiros. A iniciativa busca ampliar o acesso à eletricidade e minimizar os impactos do custo de vida, especialmente para quem mais precisa. Mas quem pode receber o benefício? Como o desconto funciona e o que é necessário para garantir a redução na conta?

valor do desconto varia entre 9% e 18% da conta, a depender da região do país. O benefício deve aparecer automaticamente na conta de luz para quem está com o CadÚnico atualizado.Quem tem renda de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de no máximo 80 kWh segue com isenção na conta de luz.Tem direito a tarifa social:

Famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid, isto é, módulos particulares, fora da rede elétrica pública.

Famílias do CadÚnico com renda mensal até meio salário mínimo per capita;

Pessoas com deficiência ou idosos (65+) no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que também são inscritos no CadÚnico;

Famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico;

Deixe um comentário

Tendência